Rádio leva o Evangelho em forma de dorama à Coreia do Norte
Por Débora Barros em 10.03.23
Uma missão está ultrapassando as fronteiras de ferro da Coreia do Norte e levando o Evangelho ao país mais fechado do mundo através de doramas – novelas coreanas – de rádio. A Rádio TVOM, da Voice of the Martyrs Korea (VOM), é produzida por desertores norte-coreanos, que são alunos de uma escola ministerial da VOM, e também por sul-coreanos, direto da Coreia do Sul.
Nas transmissões, os alunos compartilham o Evangelho por meio de estratégias para chamar a atenção dos norte-coreanos, como as Escrituras em forma de novela, já que as Coreias tem uma forte cultura de consumir dramas, na parte musical, a Rádio transmite hinos norte-coreanos reescritos com a mensagem do Evangelho, na qual, originalmente essas canções foram feitas para louvar Kim Il Sung.
Segundo a Voice of the Martyrs Korea, sua rádio é alvo constante de tentativas de interferência pelo governo norte-coreano, entretanto as autoridades comunistas não têm sucesso nas tentativas de bloquear o sinal da rádio cristã devido a equipe de engenheiros da TVOM que trabalha todas as noites.
Conforme a missão que apoia cristãos perseguidos no mundo, há cerca de 2 milhões de norte-coreanos que ouvem rádios ilegais todas as noites, e um dos frutos deste trabalho foi o dá JKS, uma desertora do Norte, que relatou à VOM que era muito fácil sintonizar programas cristãos e outras rádios sul-coreanas, já que morava próximo à fronteira. Ela disse que antes de fugir para a Coreia do Sul em 2006, ela e seus amigos ouviram rádios ilegais por três meses.