Lula Minimiza Críticas ao Processo Eleitoral da Venezuela e Defende Reconhecimento da Vitória de Maduro

Por em 01.08.24

Nesta terça-feira (30), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que não vê “nada de grave ou anormal” no processo eleitoral na Venezuela, onde Nicolás Maduro, do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), ganhou as eleições, apesar das acusações de fraude por parte da oposição e órgãos internacionais. Lula afirmou que “é responsabilidade da Justiça julgar as alegações de irregularidades“.

Lula minimizou a situação, dizendo que a mídia brasileira exagerou o assunto, em uma entrevista com a jornalista Eunice Ramos, da afiliada da TV Globo em Mato Grosso. Ele afirma que a discrepância entre os números divulgados não é preocupante: “Teve uma eleição, alguém disse que teve 51%, outro disse que teve 40 e poucos por cento. Uma pessoa concorda, enquanto a outra não. Entra na Justiça e ela funciona.

O presidente afirmou estar “convencido” de que o processo eleitoral foi “normal”, mas enfatizou que é necessário aguardar a divulgação completa dos dados eleitorais para que os resultados possam ser formalmente reconhecidos: “Na hora que tiver apresentado as atas, e for consagrado que a ata é verdadeira, todos nós temos a obrigação de reconhecer o resultado eleitoral da Venezuela”.

O Itamaraty e o assessor especial para política externa do Palácio do Planalto, Celso Amorim, informaram que o Brasil aguarda a publicação oficial dos resultados das eleições da Venezuela, que deve ser feita na sexta-feira (2) pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE). O governo brasileiro respeitará a vontade do povo venezuelano e só reconhecerá Maduro vitorioso após a apuração completa das urnas.

Apesar das declarações de Lula, a embaixadora brasileira na Venezuela foi instruída pelo Itamaraty a não comparecer ao evento de proclamação da vitória de Maduro.


Atos FM – SD

na trilha da sua vida

No AR Agora

Title

Artist