Noruega Proíbe Cultos Cristãos nas Escolas, Gerando Debate sobre a Liberdade Religiosa
Por Débora Barros em 29.11.24
Recentemente, foi rompida na Noruega uma nova lei que proíbe a execução de cultos e atividades cristãs em escolas públicas. Essa mudança ocorreu após anos de tradições nas escolas, como levar os alunos para a igreja durante o período natalino. Contudo, em uma carta dirigida às escolas públicas de Trondheim na semana passada, o diretor municipal de educação, Svein Johny Forren, declarou que a prática de cultos com os alunos já não seria mais permitida.
A nova legislação, que começou a valer em agosto, proíbe a divulgação do Evangelho nas escolas primárias e secundárias, impactando também a matéria de Ensino Religioso, que antes tratava do Cristianismo e de outras implicações.
A Igreja da Noruega também se posicionou, afirmando que os cultos escolares são equivalentes à pregação religiosa. Porém, após várias escolas cancelarem os cultos planejados para o Natal, a Ministra da Educação da Noruega, Kari Nessa Nordtun, esclareceu que os cultos escolares não estão incluídos na proibição, podendo ainda ser realizados, desde que não envolvam pregação. Ela também destacou a importância de Natal como uma tradição cultural, mesmo para aqueles que não se consideram cristãos.
Mesmo com as novas limitações, as escolas cristãs não são impactadas pela alteração, pois são obrigadas a ensinar o cristianismo como componente curricular. Na Noruega, existem aproximadamente 150 instituições de ensino cristão, atendendo a aproximadamente 16.000 estudantes. Estas instituições se adequam à Lei da Escola Privada, que autoriza a educação religiosa em instituições específicas para objetivos educacionais específicos.
No entanto, o estabelecimento de novas escolas cristãs pode ser limitado pela regulamentação recente , que atribui aos municípios uma função crucial na aprovação dessas instituições. Raen declarou que a liberdade de uma nova instituição cristã está atrelada à atitude das autoridades locais, o que pode dificultar a criação dessas instituições no país.