Missões Médicas Unem Forças para Oferecer Cuidados Cirúrgicos em Comunidades Isoladas da África
Por Débora Barros em 16.07.24
Duas missões médicas, Mercy Ships e Mission Aviation Fellowship (MAF), se uniram para levar cuidados cirúrgicos gratuitos a comunidades isoladas em toda a África. A Mercy Ships opera navios-hospital de última geração que oferecem cirurgias e serviços de saúde a bordo, enquanto a MAF opera voos missionários para regiões de difícil acesso.
Os aviões da MAF transportarão pacientes de áreas remotas que necessitam de cirurgia para o navio da Mercy Ships, equipado para realizar os procedimentos necessários. “Viajar por estrada em Madagascar pode ser desafiador devido ao terreno acidentado e à infraestrutura precária. Em muitos casos, chegar a aldeias remotas pode levar dias de carro, drenando tempo e energia valiosos“, explicou Michael Jurgensen, diretor nacional da MAF em Madagascar.
O projeto começará em Madagascar, onde há apenas um cirurgião para cada 100 mil pessoas, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Apenas um quinto da população tem acesso a procedimentos cirúrgicos dentro de duas horas, e 95% não possuem condições financeiras para pagar por uma cirurgia, de acordo com um estudo da BMJ Global Health.
“Ao transportar as equipes da Mercy Ships com nossas aeronaves para o interior de Madagascar, fornecemos ajuda, esperança e cura aos residentes que desesperadamente necessitam de cuidados cirúrgicos”, comentou Bastiaan de Waal, Diretor Regional de África da MAF. O navio-hospital da Mercy Ships, o Africa Mercy, está atracado em Toamasina, na costa leste de Madagascar, desde fevereiro, onde a equipe trabalha com o Ministério da Saúde do país para identificar as necessidades mais urgentes e já realiza cirurgias e treinamentos.