Estudantes Cristãos Protestam Contra Peça Teatral na UFRGS por Desrespeitar a Fé
Por Débora Barros em 30.08.24
Um grupo de estudantes cristãos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) assinou um abaixo-assinado contra a peça teatral “Missa do Pecado“, que será apresentada nesta sexta-feira (30) na instituição. Os membros cristãos da comunidade universitária ficaram preocupados quando a peça, que faz parte da Mostra de Teatro do Instituto de Artes, foi postada no Instagram da universidade.
Bruno Franzoso, estudante de História e um dos líderes da REDE (Reunião de Evangelismo e Desenvolvimento Espiritual), criticou a peça por seu conteúdo. Ele acredita que a peça desrespeita a fé cristã ao misturar conceitos profanos com elementos sagrados, como a missa. Bruno e outros alunos sentiram que a peça atacava diretamente suas crenças religiosas, então começaram o abaixo-assinado como forma de protesto e para inspirar outros cristãos a se manifestarem.
Apesar do fato de não haver base legal para anular o documento, o abaixo-assinado também visa denunciar o desrespeito no tratamento de diferentes crenças na universidade. A Frente Parlamentar em Defesa da Liberdade Religiosa da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e o Instituto Brasileiro de Direito e Religião emitiram uma nota de repúdio, classificando a peça como um escárnio contra a religião Cristã e alertando para possíveis consequências legais.
Bruno enfatizou a importância de os jovens cristãos defenderem sua fé no ambiente acadêmico, apesar das adversidades e da intolerância religiosa que possam enfrentar. Ele encorajou seus colegas a verem a universidade não como um lugar hostil, mas como um campo missionário, onde podem brilhar a luz de Cristo e demonstrar o verdadeiro significado do Evangelho.