Mais de 3 mil pessoas aprenderam a ler e escrever através do projeto da Sociedade Bíblica no Níger
Por Débora Barros em 04.08.23
O Níger que está entre os países mais pobres da África Ocidental e é um dos países alvos dos extremistas islâmicos. Além disso, em junho deste ano, um golpe militar derrubou o presidente eleito democraticamente, Mohamed Bazoum, e deixou o país em crise.
Apesar dessa tensão política, a população que é de maioria muçulmana, está recebendo esperança através do Evangelho. Um desses belos exemplos é o de Hassia de 40 anos, que contou como sua fé em Jesus aumentou a partir da iniciativa de evangelização da Sociedade Bíblica. A mãe de 40 anos tinha uma Bíblia na língua Hausa, mas não conseguia lê-la.
“Antes eram apenas as crianças que liam a Bíblia para nós durante nossas orações matinais, mas agora eu sei ler e sou eu pessoalmente que leio a Bíblia”
Explicou Hassia
Hassia conta que a sua capacidade de ler as Escrituras impactou sua família e amigos:
“A interação com minha Bíblia transformou a vida das pessoas ao meu redor. Como agora entendo o que leio, posso orientar as crianças a entenderem também e ajudar meu marido a ler e lembrar as Escrituras enquanto estudamos juntos”
As crianças do pais continuam aprendendo a ler e escrever na escola, mas muitos adultos, principalmente das áreas rurais, receberam pouca ou nenhuma educação formal. Segundo o site da Sociedade Bíblica, nas regiões rurais do Níger, como a aldeia de Hassia, até 92% da comunidade é analfabeta.
As aulas permitem que as pessoas sejam agentes de transformação, proclamando o Evangelho e ajudando as igrejas a crescerem. Como também, ajudam na educação dos cristãos no país para que possam desempenhar um melhor papel na sociedade.
Desde 2019, 3.135 pessoas aprenderam a ler e escrever por meio da iniciativa cristã e a Sociedade Bíblica no Níger espera alcançar um total de 5.500 cidadãos.