Condenado injustamente! “Fui preso para pregar”

Por em 22.03.23

alexandre silva

Com 47 anos, Alexandre Silva é um pastor da Igreja Assembleia de Deus em Charrua (RS), além de ser advogado, teólogo e Conselheiro Tutelar. No entanto, sua vida nem sempre foi assim. Quando tinha apenas 19 anos, seus sonhos foram destruídos quando foi preso injustamente, confundido com um criminoso.

Em 1995, Alexandre entrou como recruta no Exército e, com seu bom desempenho, logo foi promovido a cabo. Porém, sua vida mudou drasticamente quando foi confundido com um ladrão que havia roubado uma loja na cidade de São Leopoldo e matado uma pessoa durante o assalto. O verdadeiro criminoso e Alexandre tinham o mesmo nome, sobrenome, apelido, idade, características físicas e moravam no mesmo bairro.

De um dia para o outro, Alexandre saiu do auge de sua vida para o fundo do poço. Ele compartilhou essa história em uma entrevista para o podcast VidaCast na semana passada. Apesar da injustiça que sofreu, Alexandre encontrou sua verdadeira vocação enquanto estava preso e hoje é um exemplo de superação e fé para muitos.

Confundido com um criminoso

O caso de Alexandre causou grande repercussão na região. Durante a investigação, a polícia encontrou um carro abandonado próximo à casa dele, o qual havia sido usado no assalto. Como os dados e a aparência correspondiam à descrição do suspeito, ele foi acusado pelo crime.

Uma das vítimas o reconheceu como o autor do crime, e sua família, que tinha um mercado, contratou dois advogados para defendê-lo no caso. Entretanto, seu pai sofreu um enfarte naquele ano e acabou falecendo. A família começou a perder tudo, incluindo o mercado, casas e carro, enquanto lutavam para provar a inocência de Alexandre.

No meio do processo, a juíza responsável pelo caso solicitou a prisão preventiva de Alexandre, e ele foi detido na prisão do Exército, já que era militar. Ele relembra o dia em que recebeu a notícia de que seria preso e como ficou chocado com a situação. Alexandre afirmou ao seu comandante que nunca havia roubado nada na vida e que simplesmente foi confundido com outra pessoa porque era parecido com o suspeito.

Encontrando Jesus na prisão

Meses após a prisão, a mãe de Alexandre aceitou Jesus e começou a compartilhar a história trágica do filho em igrejas da região. Foi então que duas jovens cristãs decidiram visitar Alexandre na prisão para evangelizá-lo.

Elas apresentaram Jesus a ele e perguntaram se gostaria de receber Cristo em sua vida. Alexandre pensou: “Não tenho mais ninguém por mim, perdi amigos, só tenho minha mãe. Ninguém mais me quer, mas Jesus me quer”. Ele entregou sua vida a Cristo e iniciou uma jornada com Ele.

Algum tempo depois, outra cristã visitou Alexandre na prisão e lhe entregou uma palavra profética: “Eu vim trazer uma mensagem de Deus. Você passará por lugares que não gostaria de passar, mas o Senhor disse que nem um fio de cabelo será tocado. Ele o envia lá para pregar o Evangelho”.

Que história inspiradora!

É impressionante ver como a vida de Alexandre Silva foi transformada após ter sido injustamente preso. Mesmo em meio a tanta dificuldade e injustiça, ele encontrou força em sua fé em Jesus Cristo e se tornou um evangelista dedicado e influente, compartilhando o amor de Deus com outros presos, agentes penitenciários e policiais.

É interessante notar como a mensagem profética que Alexandre recebeu foi fundamental para mudar a sua perspectiva e entender que Deus tinha um propósito maior para ele, mesmo estando preso. Às vezes, passamos por situações difíceis e não entendemos o motivo, mas Deus pode ter planos surpreendentes para nós, assim como aconteceu com Alexandre.

Essa história também nos mostra o poder transformador do Evangelho, que é capaz de mudar a vida de pessoas em qualquer situação. O testemunho de Alexandre é uma inspiração para todos nós, mostrando que a esperança em Jesus pode nos fortalecer e nos capacitar para fazer a diferença em meio às adversidades.


Atos FM – SD

na trilha da sua vida

No AR Agora

Title

Artist