505 Anos da Reforma Protestante

Por em 31.10.22

Reforma Protestante é o movimento reformista que surgiu no cristianismo no século XVI. Iniciado por Martinho Lutero, um monge católico que estava insatisfeito com algumas práticas e questões teológicas defendidas pela Igreja Católica. Sua atuação teve como ponto de partida as 95 teses, que rapidamente espalharam-se pela Europa e deram origem ao reformismo no seio da Igreja Católica e de sua atuação, surgiu o protestantismo.

Os fundamentos dessas teses eram cinco “solas”: Sola Fide, Sola Scriptura, Solus Christus, Sola Gratia e Soli Deo Gloria. Esses fundamentos ainda são desafiados atualmente, enquanto a fé cristã ainda tem que lidar com a perversão das doutrinas bíblicas.

Sola Fide – Somente a fé: Fundamento que estabelece que somente a fé justifica o homem diante de Deus, sem a necessidade de obras.

Sola Scriptura – Somente a Escritura: Fundamento que estabelece a Bíblia como única regra de fé e prática, sendo que todas as doutrinas do protestantismo são extraídas das Escrituras, vista como de divina inspiração, divina autoridade e inerrante.

Solus Christus – Somente Cristo: Fundamento que lembra ser Cristo o único mediador entre Deus e o homem, sendo Ele o único capaz de salvar a humanidade.

Sola Gratia – Somente a Graça: Fundamento que estabelece a salvação mediante a Graça, sendo ela um favor imerecido oferecido por Deus.

Soli Deo Gloria – Somente a Deus a glória: Fundamento que reforça a necessidade do homem adorar e render culto a Deus, destinando todos os seus atos para glorificá-Lo.


Atos FM – SD

na trilha da sua vida

No AR Agora

Title

Artist

Ativar Notificações Ativar Não ativar